Menu

Offices

DACA

Ação adiada para chegadas na infância

O DACA ou ação diferida para chegadas na infância ainda está disponível para renovações, mas não para novos candidatos. As informações a seguir analisam o histórico do programa, que culminou no cancelamento do programa, as decisões do Tribunal que bloquearam esse cancelamento e a proposta de legislação para uma solução permanente para os beneficiários do DACA.

Elegibilidade.

Se você atualmente tem DACA, podemos ajudá-lo a renovar seu DACA. Aqui está uma lista de requisitos:

Você deve provar sua identidade. Você deve coletar todos os seus documentos de identidade:

• Passaporte válido

• Cartão de identificação consular válido

• Cartão de Trabalho DACA emitido pelo DHS

OBSERVAÇÃO: Se esta for uma renovação, você NÃO precisa provar que chegou aos Estados Unidos antes dos 16 anos, residiu continuamente nos Estados Unidos de 15/06/07 até o presente e prova que você esteve nos Estados Unidos em 15/06/12.

Você também precisa enviar para o USCIS com o pacote de aplicativo:

• Duas fotografias tipo passaporte americano (2 ”x2”); e

• Cheques ou ordens de pagamento para taxas de registro a pagar a “EUA Departamento de Segurança Interna ”, no valor de $ 495

Antecipação de liberdade condicional.

Liberdade condicional antecipada ou permissão para viajar não está mais disponível através do DACA.

O status da batalha legal sobre o DACA.

Aqui está um resumo de onde DACA está agora e para onde as coisas vão a partir daqui:

Em 5 de setembro de 2017, Donald Trump anunciou a rescisão do programa DACA. Aqueles que têm status DACA deveriam começar a perder seu status em 5 de março de 2018, mas um juiz do Tribunal Distrital de São Francisco ordenou que o governo continuasse as renovações. Enquanto o caso estava pendente, dois outros juízes federais emitiram liminares semelhantes contra Trump.

No início de 2018, o governo pediu à Suprema Corte dos EUA para acelerar a revisão dessas decisões, mas a Suprema Corte recusou. Nesse ínterim, a decisão do juiz de São Francisco foi apelada para o Tribunal de Apelações do Nono Circuito.

Em novembro de 2018, aquele Tribunal decidiu a favor dos destinatários do DACA e contra a Administração Trump. A decisão do painel de três juízes foi unânime. Embora não seja uma decisão final, ela confirma a liminar do tribunal de primeira instância exigindo que a administração mantenha o programa aberto para renovações. O Tribunal de Apelações do Nono Circuito em San Francisco disse à Administração Trump que agiu sem base legal quando tentou encerrar o DACA.

“Concluímos que os demandantes provavelmente terão êxito em sua alegação de que a rescisão do DACA - pelo menos conforme justificado neste registro - é arbitrária, caprichosa ou de outra forma não está de acordo com a lei”, diz o parecer.

O que isso significa para o DACA?

Por enquanto, as pessoas que já têm DACA podem continuar solicitando renovações. Recomendamos que os candidatos o façam 150 dias antes do vencimento do DACA.

Infelizmente, novos candidatos ainda não são elegíveis.

E quanto à legislação DACA?

O Congresso de 2018 não agiu sobre o DACA. Depois de dedicar uma semana ao debate de soluções para titulares de DACA, o Senado não aprovou nenhuma das várias propostas que considerou. Nenhuma das propostas recebeu os 60 votos necessários para se tornar lei no Senado, em grande parte devido aos esforços da administração Trump para se opor a todas as propostas, exceto uma que eliminaria grande parte do patrocínio familiar e reduziria a imigração legal pela metade.

Uma votação para uma lei Dream Act nunca ocorreu na atual Câmara dos Representantes. Isso quase certamente mudará agora que os democratas controlarão a Câmara em janeiro. A nova Câmara dos Representantes provavelmente aprovará uma lei oferecendo um caminho para a residência permanente para os titulares de DACA. Em seguida, caberá ao Senado apreciar um projeto de lei já aprovado pela Câmara.

Mais Informações:

  • DACA (em inglês por USCIS)