Menu

Offices

VISTO DE TURISTA

Como obter um visto no consulado dos EUA.

Muitos dos meus clientes acreditam que o principal critério para obter um visto de turista de um consulado é se o cônsul que está decidindo seu pedido tomou um bom café da manhã naquele dia. Apesar da aparência muito frequente de que o processo é arbitrário e caprichoso, existem algumas etapas que os solicitantes podem tomar para aumentar suas chances de sair do consulado com um visto em vez de uma negação.

Os pedidos devem ser acompanhados por documentação que apóie a finalidade do visto. Se você estiver vindo para um casamento, documente isso com um convite. Se for atendimento médico, obtenha uma carta do médico. Se você pretende viajar pelos Estados Unidos e visitar determinados pontos turísticos, venha preparado com roteiros, reservas, reservas de hotel em mãos.

O requerente deve apresentar ao consulado prova de seu próprio dinheiro ou outros recursos financeiros para se sustentar ou um parente que concorde em sustentá-lo enquanto estiver aqui. Isso deve ser documentado por extratos ou recibos bancários ou comprovante de salário. Se for um parente nos EUA que está oferecendo ajuda, traga suas declarações de impostos ou extratos bancários, ou ambos. É útil que ele preencha e assine perante um notário o formulário de declaração de apoio (formulário I-134).

Também é importante mostrar "laços com o país de origem", ou seja, propriedade, emprego ou família imediata deixada para trás que o faria retornar. Traga comprovante de propriedade de sua casa ou apartamento. Traga uma carta de seu emprego.

Se você já viajou para os EUA ou outros países ocidentais antes, é aconselhável ressaltar isso; mostra uma propensão a voltar para casa depois de uma visita ao exterior. Claro, isso só é útil se a pessoa retornou de acordo com os prazos de seu visto.

Finalmente, acho útil para o requerente escrever uma carta - explicando exatamente por que ele ou ela quer o visto, citando os laços financeiros e outros com o país de origem, estabelecendo a base para seu apoio financeiro nos Estados Unidos e referenciando os documentos em anexo. Isso dá ao cônsul um resumo de todo o pacote que ele pode ler rapidamente. Vivemos em uma época em que os cônsules dos EUA dão ainda menos tempo aos solicitantes de visto do que os médicos norte-americanos governados por managed care dão a seus pacientes. Você precisa tornar mais fácil para os funcionários consulares entenderem a base de sua solicitação de visto e mais fácil para eles concedê-lo.

Mais Informações:

  • Visto de visitante (US Department of State)
  • Visite os EUA (USCIS)