Menu

Offices

Status especial de imigrante juvenil (SIJS)

Um caminho para o status legal de alguns jovens imigrantes.

O Status Juvenil Imigrante Especial (“SIJS”) é um bom mecanismo para obter status legal para certos menores sem pais nos Estados Unidos e, em alguns casos, sem um dos pais. Normalmente, este é um aplicativo apropriado quando uma criança está nos EUA como refugiada ou então perde um dos pais por morte ou outra perda. Pode ser um caminho para a residência permanente legal neste caso, que muitas vezes é uma boa alternativa para procedimentos de asilo ou adoção demorados.

Como alguém se qualifica para o SIJS?

Para que uma criança se qualifique para o Status Juvenil de Imigrante Especial, várias conclusões factuais devem primeiro ser feitas por um 'tribunal juvenil' estadual, definido como "qualquer tribunal nos Estados Unidos com jurisdição sob a lei estadual para fazer determinações judiciais sobre a custódia e cuidar de menores. ” 8 C.F.R. § 204 (1).

Os tribunais juvenis estaduais devem fazer as conclusões iniciais para SIJS em relação à criança envolvida. As descobertas necessárias são as seguintes:

• A criança é “dependente” do tribunal de menores de acordo com o significado de 8 U.S.C. §S 1101 (a) 27 (J) e 8 C.F.R. § 204.11 (a) e (d) (2) (I);

• A criança é “elegível” para um orfanato de longo prazo ”devido a abuso, negligência ou abandono dentro do significado de 8 U.S.C. §1101 (a) 27 (J) e 8 C.F.R. §204.11 (a) e (d) (2) (I); e

• não é o “melhor interesse” da criança ser “devolvida ao seu país de origem” no sentido de 8 U.S.C. § 1101 (a) 27 (J) e 8 C.F.R. § 204.11 (a) e (d) (2) (I).

Onde alguém se inscreve para SIJS?

Para que a criança se qualifique para se candidatar ao Status Juvenil de Imigrante Especial, o primeiro passo é que as conclusões factuais devem ser feitas por um “tribunal juvenil” estadual. 8 U.S.C. § 1101 (a) (27) (J) (I); 8 C.F.R. § 204.11 (a).

Os regulamentos de imigração definem o termo “tribunal juvenil” como “um tribunal localizado nos Estados Unidos com jurisdição sob a lei estadual para fazer determinações judiciais sobre a custódia e cuidado de menores”. 8 C.F.R. § 204.11 (a). Normalmente, os tribunais juvenis ou de sucessões na Califórnia reconheceram que são “tribunais juvenis” com o propósito de fazer constatações factuais para o Status Juvenil Imigrante Especial.

Ao tomar uma decisão de tutela, este tribunal está fazendo uma “determinação judicial sobre a custódia e cuidados” da criança e é considerado um “tribunal juvenil” segundo a lei federal de imigração. Veja 8 C.F.R. § 204.11 (a).

Como alguém se inscreve na Imigração para SIJS?

Uma vez que a ordem do tribunal estadual com as conclusões factuais exigidas seja obtida através do Tribunal estadual, a criança pode solicitar o Status Juvenil Imigrante Especial (SIJS) com o Serviço de Cidadão e Imigração dos EUA (“USCIS”). Veja 8 C.F.R. § 204 (d). O USCIS tem autoridade discricionária para aprovar ou negar a inscrição da criança.

Esta petição geralmente é feita com documentação de apoio destacando o abandono da criança por seus pais e a condição de dependente do estado, bem como o interesse da criança em não retornar ao seu país de origem.

O memorando de apoio apresentado por nossos escritórios de advocacia resume a lei e a decisão do tribunal civil de que os pais da criança a abandonaram, a reunificação com eles não é viável e o retorno ao país de origem não é do interesse dela. Nessas circunstâncias, a maioria de nossos clientes foi considerada elegível para o Status Juvenil Imigrante Especial de acordo com a Lei de Imigração e Nacionalidade 101 (a) (27) (J).

Etapa final: uma vez que o CIS concedeu o pedido de SIJS, um pedido é apresentado ao Serviço de Imigração (CIS) para obter a residência permanente para a criança.

Uma vez que o CIS concede o Status Juvenil Imigrante Especial (“SIJS”), a última etapa é um pacote de solicitação enviado para obter a residência permanente da criança. Isso envolve um grande pacote de formulários de inscrição, exames médicos, fotos e materiais de inscrição relacionados. O processo culmina em uma entrevista com o requerente e quaisquer cuidadores no escritório do Serviço de Imigração (CIS).

O Status Juvenil Imigrante Especial (“SIJS”) é uma ferramenta útil para obter o status de imigração para menores para os quais a adoção não é uma opção, seja porque não há pais adotivos ou porque eles têm 16 anos ou mais. Em geral, encontramos uma cooperação muito boa tanto dos tribunais quanto do serviço de imigração com relação a candidatos a crianças elegíveis.

Mais Informações:

  • Special Immigrant Juveniles (Em inglês por USCIS)