Menu

Offices

Imigração baseada na família para os Estados Unidos - KPB Law Firm PC

Uma introdução ao sistema de preferência de imigração familiar nos EUA.

Grande parte da imigração para os EUA que ocorre é por meio do patrocínio de um parente da família. A imigração baseada na família permite que parentes próximos de cidadãos dos EUA e residentes legais permanentes voltem a reunir-se com suas famílias aqui nos EUA.

No entanto, o sistema é baseado em categorias, cada uma das quais tem limites anuais estritos no número de imigrantes permitidos a cada ano. Isso cria atrasos, alguns deles bastante longos, em algumas dessas categorias familiares.

A prioridade é dada aos “Parentes imediatos”. Esta categoria não tem qualquer limite ou limite para o número de vistos e, portanto, não há "período de espera" além do tempo que o Departamento de Segurança Interna (ou o consulado dos EUA no exterior) leva para processar esses vistos. Essas categorias de "relativo imediato" são:

• Cônjuges de cidadãos americanos;

• Filhos menores não casados de cidadãos americanos; e

• Pais de cidadãos americanos.

Obtenção de um green card por meio do casamento.

No caso de casamento, um pedido deve ser apresentado junto com os documentos que comprovem a validade do casamento e uma entrevista é realizada no escritório do DHS, se eles estiverem nos EUA. Geralmente, leva cerca de seis meses para obter a residência permanente condicional para o cônjuge. A residência permanente condicional é concedida por dois anos.

No caso de todos os parentes imediatos nos EUA, um pedido de green card pode ser processado aqui. Não é necessário que o parente esteja legalmente estabelecido, mas ele deve ter vindo legalmente para os EUA, com um visto válido. Se eles cruzaram a fronteira sem visto, eles não se qualificam.

Se o cônjuge estiver fora dos EUA, um pedido é feito aqui e, uma vez aprovado, o parente passa por “processamento consular” em seu país de origem.

Obtenção de residência permanente através de membros da família que não sejam cônjuges.

Você pode patrocinar outros membros de sua família além daqueles nesta categoria de “parente imediato”, mas em cada caso haverá uma longa espera para que eles recebam o green card. As demais categorias relativas têm limites para o número de vistos e, portanto, há carências, que podem ir de cinco a dez anos ou mais.

Essas categorias relativas são:

• Filhos adultos (solteiros) de cidadãos americanos (1ª categoria de preferência)

• Cônjuges e filhos menores de residentes permanentes legais (2ª preferência)

• Filhos adultos (casados) de cidadãos americanos (3ª categoria de preferência)

• Irmãos e irmãs de cidadãos americanos (4ª categoria de preferência)

Os períodos de espera para cada um desses vistos podem ser determinados (aproximadamente) verificando o site do Departamento de Estado dos EUA ou o Boletim de Vistos que eles publicam.

O boletim de vistos do Departamento de Estado dos EUA lista cada categoria e a data em que um indivíduo se inscreveu em cada categoria que está sendo processado para obter um green card atualmente. A partir dessa data, pode-se tentar extrapolar quanto tempo levará para que um pedido apresentado hoje leve até que um parente se qualifique para a residência permanente.

Como você verá ao ler este boletim, há uma longa espera para cada categoria de patrocínio familiar. Além dos limites por categoria para a imigração baseada na família, também há limites por país.

Por causa do maior número de imigração para os EUA, pessoas vindas dos países do México, Filipinas, China e Índia têm uma espera ainda mais longa do que as do resto do mundo.

Embora possa parecer absurdo pedir o apadrinhamento de um familiar, uma vez que a espera é superior a cinco anos, ainda existem boas razões para o fazer. Se os limites anuais por categoria forem aumentados no futuro, esse período de espera diminuirá.

Em qualquer caso, quanto antes você solicitar que traga seu parente, mais cedo a pessoa se juntará a você aqui como titular do green card.

Mais Informações:

  • Família de cidadãos americanos (USCIS)
  • Imigração Familiar (US Department of State)